Vem aí o 5º juventude oKupa a cidade: fazendo política além dos limites

Na sexta-feira, 25 de abril, diversos grupos juvenis de Belo Horizonte e Região Metropolitana vão ocupar o centro de Belo Horizonte! É o 5º Juventude oKupa a Cidade: fazendo política além dos limites, evento que o Fórum das Juventudes vai realizar no CentoeQuatro (Praça Ruy Barbosa, 104, Centro), a partir das 18h. A entrada é livre, sujeita apenas à lotação do espaço!

Em sua quinta edição, a proposta do evento é apresentar/discutir diferentes formas de ocupação do espaço urbano, entendendo essas manifestações como modos legítimos de participação social. O 5º okupa vai contar com apresentações artístico-culturais de diferentes grupos juvenis de Belo Horizonte e Região Metropolitana, além de um debate sobre o Estatuto da Juventude, lei que garante os direitos da população jovem no país e que está em vigor desde o último dia 2 de fevereiro.

Estão confirmados o grupo IP4:20, do Barreiro (BH); o grupo Praça Hip Hop, de Venda Nova (BH); o Grupo de Dança Mafiosos, de Santa Luzia; o Sarau dos Vagal, de Nova Lima, e o Bloco das Pretas, de BH.

A juventude oKupa a cidade

A primeira edição do oKupa foi realizada em abril de 2011, no Centro Cultural UFMG. O evento surgiu com a proposta de promover diálogos entre coletivos juvenis e o universo acadêmico, além de incentivar a ocupação de espaços centrais da capital mineira. O segundo oKupa aconteceu em junho do mesmo ano, no Conservatório UFMG, com o tema “Que segurança queremos?”. Ambas as edições foram organizadas pelo Observatório da Juventude da UFMG.

Em 2012, o Fórum das Juventudes da Grande BH assumiu a produção do oKupa e realizou a terceira edição do evento, com o tema “Qual é seu grito?”, discutindo diferentes formas de violência contra as juventudes. Já a quarta edição aconteceu em maio de 2013, quando foi lançada a campanha Juventudes contra Violência.

Chega mais! Participe com a gente!

Convite_eletronico_Seminario_Okupa