Trupe “A Torto e a Direito” na campanha Juventudes contra Violência

Jovens reunidos para debater sobre a violência contra as juventudes

Jovens reunidos para debater sobre a violência contra as juventudes

Na sexta-feira, dia 24 de maio, o programa Pólos de Cidadania da UFMG realizou uma atividade na Escola Estadual General Carneiro, em Sabará, como parte da programação do mês de Maio pelo Fim da Violência Contra as Juventudes. O evento foi viabilizado por algumas professoras da escola pública e reuniu cerca de 80 estudantes durante mais de duas horas de debate. Foi apresentada a Agenda de Enfrentamento à Violência contra as Juventudes, documento que serve de guia para a campanha Juventudes contra Violência, do Fórum das Juventudes da Grande BH.

A atividade ganhou ainda mais importância quando os jovens e professores relacionaram o tema da violência à realidade dentro das escolas. Para todos os casos, foi destacada a ausência de acompanhamento familiar como uma situação comum aos jovens inseridos no contexto da violência, além da falta de equipamentos públicos dentro das comunidades. As opressões de gênero e a homofobia também tiveram destaque nos relatos dos jovens participantes.

Ao final da atividade os jovens puderam conferir uma apresentação teatral montada especialmente para a ocasião pela trupe “A Torto e a Direito”, grupo de teatro vinculado ao programa Pólos de Cidadania.

Trupe "A Torto e a Direito" se apresenta na Escola Estadual General Carneiro, em Sabará

Trupe “A Torto e a Direito” se apresenta na Escola Estadual General Carneiro, em Sabará