Rolezinho “AME” vai convidar Santa Luzia a compartilhar afetos

O grupo de break Mafiossos, de Santa Luzia, vai promover neste sábado, 31/10, a intervenção AME. O trajeto vai começar às 8h na Praça da Savassi, na região do Palmital, e percorrerá diferentes bairros da cidade, convidando as pessoas a refletirem sobre o amor e o afeto. O percurso vai terminar com um piquenique no espaço conhecido como Sombra da Noite, no bairro São Benedito, que conta com praça e área verde para convivência. Clique para confirmar presença no evento.

ame

O grupo escolheu iniciar o trajeto na Praça da Savassi porque é um espaço de referência no Palmital: aos sábados, centenas de pessoas passam pela feirinha que é montada no espaço. Assim, diferentes intervenções-surpresa serão realizadas pelos Mafiossos na Praça e também ao longo do trajeto, mas uma delas o grupo já adiantou: vai entregar flores coloridas de papel a pessoas que transitam pela praça, junto de uma poesia ou de palavras de afeto. “Amor, humanidade, virtude e equilíbrio são questões que trabalhamos muito dentro de nós e que quisemos trazer para a comunidade de Santa Luzia, com quem convivemos”, comenta Wenderson Douglas, o Bony, um dos integrantes do grupo.

flores 2flores 1

A intervenção será acompanhada pelos grupos Nosso Sarau, de Sarzedo; pelo Núcleo de Jovens da Ocupação Dandara, de BH; e por integrantes do Fórum das Juventudes da Grande BH. Outras pessoas que quiserem acompanhar as/os jovens durante o percurso serão muito bem-vindas/os. O trajeto será feito em caminhada e de ônibus e irá percorrer as seguintes ruas:

mapa rolezinho 'ame'

Rolezinho AME

A intervenção “AME” faz parte de um processo formativo realizado pelo Fórum das Juventudes junto a três coletivos juvenis da Grande BH: além do grupo Mafiossos, participam dessa jornada um núcleo juvenil da Ocupação Dandara, na capital mineira; e o Nosso Sarau, atuante em Sarzedo, na Grande BH. As discussões envolvem identidades, formas de ocupação da cidade, articulação de redes e estratégias para potencializar a ação coletiva dos grupos. Todos esses temas estão articulados ao enfrentamento à violência contra as juventudes, a partir dos conteúdos da plataforma política Juventudes contra Violência, lançada pelo Fórum em agosto de 2014.

Além de participarem de formações, os grupos estão preparando uma vivência para os outros dois núcleos integrante da jornada. Apelidados de rolezinhos culturais, os encontros acontecerão nos respectivos territórios em que vivem/atuam esses grupos e são abertos à participação de outros. A intervenção AME inaugura os rolezinhos, que acontecerão também em Sarzedo (o “Rolezinho Cultural”); e na ocupação Dandara (o “Festival Família Dandara”).

Mafiossos

Formado há mais dois anos em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o grupo se dedica à vivência e à disseminação da cultura hip hop no município, especialmente do break (um tipo de dança de rua). São mais de 10 jovens com idade entre 17 e 23 anos, que se reúnem e se apresentam em diferentes espaços públicos da cidade, incluindo praças, calçadões e escolas. Os Mafiossos também se articulam com outros movimentos artístico-culturais da cidade e têm interlocução com programas públicos e organizações não governamentais que atuam junto a jovens, como o Programa Fica Vivo! e o Instituto de Promoção e Desenvolvimento Social Tucum.

mafiossos 3 mafiossos 1