Ranking Advesárixs da Juventude

urna

O apito final se aproxima, mas o jogo eleitoral ainda não acabou! Nosso time está em campo desde o início da partida, quando lançamos nossa Plataforma Política Juventudes contra Violência. Agora, corremos atrás dos programas de governo de cada um dxs candidatxs à Presidência para entender como a população jovem está contemplada – ou não – nas propostas de cada um/a!

O resultado dessa jogada foi o ranking “Adversárixs da Juventude”, que evidencia quais candidaturas mais se afastam de propostas que consideramos fundamentais para garantir o desenvolvimento integral dos e das jovens brasileiros/as! Nos baseamos em nossa plataforma, que estabelece 10 pautas prioritárias para o enfrentamento às violações de direitos sofridas pela população jovem.

A partir dela, elaboramos 13 perguntas para analisar os programas de governo que cada candidato/a disponibilizou em seu site de campanha ou no site do Tribunal Superior Eleitoral. As perguntas foram respondidas com quatro metáforas futebolísticas, que equivalem a diferentes pontuações. Como é um ranking de adversárixs, a jogada recebeu mais pontos quanto pior ela foi!

:: Gol Contra – vacilo! As propostas do/a candidato/a vão na contramão daquilo que defendemos para o tema em questão. Vale 3 pontos.

:: Bola Fora! – que pena! O programa de governo do candidato/a se omite quanto ao tema da pergunta. Ou, em alguns casos, não trata o assunto de forma adequada. Vale 2 pontos.

:: Na Trave! – quase lá! As propostas se aproximam daquilo que defendemos, porém abordam o tema de forma incompleta ou superficial. Vale 1 ponto.

:: Gol! – acertou em cheio! As propostas do/a candidato/a contemplam de forma satisfatória o tema em questão e, assim, ele não pontua. Vale 0.

Veja abaixo o placar final!

Para acessar a resenha do jogo, clique aqui! E, se quiser conhecer a performance de cada candidatx, clique aqui.