Membro do Fórum das Juventudes apresenta trabalho sobre o movimento Praia da Estação

Membro do Fórum das Juventudes apresenta trabalho sobre o movimento Praia da Estação

Na próxima quinta-feira, 30 de agosto, o historiador Ígor Oliveira defende a dissertação de mestrado “Uma ‘Praia’ nas alterosas, uma ‘antena parabólica’ ativista: configurações contemporâneas da contestação social de jovens em Belo Horizonte”. O trabalho buscou investigar o que a Praia da Estação, movimentação social juvenil surgida em Belo Horizonte no início de 2010, diz sobre as transformações urbanas na capital mineira, e como, ao mesmo tempo, dialoga com movimentações sociais protagonizadas por jovens na contemporaneidade.

A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Observatório da Juventude, vinculado à Faculdade de Educação (FAE) da UFMG, e orientada pelo professor Juarez Dayrell, coordenador do Observatório. O trabalho será apresentado no dia 30 de agosto, a partir das 14h, na sala de defesa FAE/UFMG. A participação é aberta a quaisquer interessad@s. Ígor Oliveira é um dos representantes do Observatório no Fórum das Juventudes da Grande BH.

Movimento Praia da Estação, na Praça da Estação, em Belo Horizonte, desenvolvido e articulado por meio das tecnologias da comunicação e informação. Um dos principais espaços virtuais do movimento foi o blog Praça Livre: www.pracalivrebh.wordpress.com