Grande BH ganha campanha Juventudes contra Violência

Belo Horizonte (BH) – No dia 8 de maio, o Fórum das Juventudes da Grande BH lançou a campanha Juventudes contra Violência. A iniciativa pretende chamar a atenção para as violações dos direitos juvenis e mobilizar a sociedade para o fim da violência contra a população jovem da Grande Belo Horizonte.

“Assim como ocorreu com o movimento da criança e do adolescente, queremos começar a provocar um debate e munir as pessoas de dados sobre a realidade dos jovens. Existe um fenômeno específico de violação aos direitos dessa população”, assinala Áurea Carolina de Freitas, integrante do Fórum das Juventudes da Grande BH. “A campanha é uma tentativa de sensibilizar, informar e mobilizar jovens, gestores públicos e agentes da sociedade civil”, resume.

A campanha se desenvolve em parceria com a Associação Imagem Comunitária, organização sem fins lucrativos apoiada pelo Instituto C&A. Seu lançamento foi realizado durante a quarta edição do evento “A Juventude oKupa a Cidade”, um encontro promovido pelo Fórum das Juventudes da Grande BH que reuniu cerca de 400 pessoas no dia 8 de maio, entre jovens, educadores, artistas e autoridades.

A campanha colocou no ar um site e conta com um calendário repleto de ações ao longo de 2013. Serão atividades culturais de rua, debates e encontros entre diversas organizações que trabalham a temática das juventudes na região.

“Estamos coordenando uma jornada de atividades propostas por organizações e coletivos parceiros do Fórum da Juventude. Nós apresentamos o material da campanha e a partir dessa provocação os coletivos propõem suas ações”, explica Áurea. A agenda com a programação das ações da campanha está disponível no site.

O Fórum das Juventudes da Grande BH é uma rede criada em 2004 que defende os direitos da juventude e luta pela construção de políticas públicas com esta perspectiva.

 

Fonte: Instituto C&A