Fórum realiza formação com participantes do Projovem Adolescente em BH

O Fórum das Juventudes iniciou em abril uma jornada formativa junto aos mais de 250 jovens participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens de 15 a 17 anos, também conhecido como Projovem Adolescente BH. A formação é divida em três módulos e contempla os 13 núcleos que compõem essa política em BH, atuante em diferentes territórios de vulnerabilidade na capital. Os encontros acontecem nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos espaços atendidos, que são Apolônia, Biquinhas, Coqueiral, Confisco, Morro das Pedras, Lagoa, Pedreira Prado Lopes, Santa Rita, Vila Antena, Vila Fátima, Vila Maria e Zilah Spósito.

Encontro com adole

Encontro com adolescentes do Núcleo Biquinhas.

Apoiada em estratégias pedagógicas participativas e de estímulo à escuta, a metodologia dos encontros estimula a discussão sobre e identidades e culturas juvenis; direitos humanos e violações; políticas públicas de juventude e participação política. Além disso, os jovens são convidados a refletirem sobre seus projetos de futuro e elaborarem propostas de intervenção coletiva em seus territórios. A mediação dos encontros fica a cargo de educador@s do próprio Fórum e de parceir@s que compõem a rede de atuação do coletivo.

A jornada formativa é fruto de uma parceria entre o Fórum das Juventudes e o Projovem Adolescente BH, que contou também com uma formação junto aos orientadores sociais dessa política. Realizados em março, os encontros buscaram estimular reflexões e contribuir para o fortalecimento da prática cotidiana desses/as educadores/as, responsáveis pelo desenvolvimento de atividades ligadas à cidadania e aos direitos humanos junto aos/às adolescentes participantes do Programa.

Os encontros se iniciaram na segunda semana de abril e deverão ser concluídos até o final de maio.

reduzida

Encontro com adolescentes do Núcleo Vila Antena.

Projovem Adolescente

Um dos quatro eixos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens do Governo Federal, o Projovem Adolescente se volta ao fortalecimento da convivência familiar e comunitária e à permanência e/ou retorno desses/as adolescentes e jovens ao sistema educacional. São atendidos/as jovens com idade entre 15 e 17 anos, geralmente em situação de vulnerabilidade social e cujas famílias sejam beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Encontro com adolescentes do Núcleo Biquinhas.

Encontro com adolescentes do Núcleo Biquinhas.