Fórum participa do IV Encontro de Comunicadores/as do Vale do Jequitinhonha

Fórum participa do IV Encontro de Comunicadores/as do Vale do Jequitinhonha

Entre os dias 23 e 25 de janeiro, o Fórum participou intensamente da programação do IV Encontro de Comunicadores/as do Vale do Jequitinhonha, realizado pelo Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha em parceria com o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Vale do Jequitinhonha (Cededica). Com o tema “Estamos conectad@s?”, o Encontro aconteceu em Pedra Azul, no baixo Vale do Jequitinhonha, e reuniu mais de 100 pessoas da região para discutir desafios e potencialidades ligadas à comunicação no Vale do Jequitinhonha, com especial destaque para os papeis das mídias sociais. Além de mesas-redondas e plenária final, o encontro ofertou oficinas de produção midiática variadas, incluindo fotografia, graffiti e publicações independentes. As ONGs Associação Imagem Comunitária e a Oficina de Imagens, ambas de Belo Horizonte, também foram parceiras nesta edição.

Ao lado do coordenador-executivo do Cededica, Will Nascimento, o Fórum compôs a mesa de abertura “Discussão da rede: estamos mesmo conectad@s?”. Fernanda Godinho e Bruno Vieira, integrantes do Fórum, apresentaram brevemente a história do coletivo e discutiram alguns elementos que caracterizam a ação política em rede do Fórum, entre eles a existência de uma causa comum entre seus integrantes e o trabalho colaborativo. A mesa aconteceu na noite da sexta-feira, 23 de janeiro, no Ginásio Carão Velho.

IMG_8728

Mídia tática

Além da mesa de abertura, o Fórum participou da condução da oficina de Mídia Tática, realizada pela ONG Oficina de Imagens, uma das organizações que integram o coletivo. Ofertada durante a manhã e a tarde de sábado, 22, a oficina tinha como proposta explorar diferentes formas de intervenção urbana, combinando táticas de comunicação on e offline a partir do Enfrentamento ao Genocídio da Juventude Negra, um dos eixos programáticos de nossa plataforma política Juventudes contra Violência. Mais de 20 pessoas participaram da oficina, a maioria jovens negros e negras dos municípios de Pedra Azul, Cachoeira do Pajeú, Virgem da Lapa, Rubim e Itaobim, no médio e alto Vale do Jequitinhonha.

Divididos em dois grupos, os participantes discutiram elementos ligados ao eixo, como racismo, violência policial e a situação do negro no Vale, e planejaram duas intervenções na cidade. Uma delas foi a impressão da hashtag #negrovale em muros, postes e outras superfícies urbanas, com o uso de estêncil e spray.  O outro grupo se dedicou a construir dois vídeos, lançando a transeuntes perguntas sobre autodeclaração e a trajetória de jovens negras e brancas. Os vídeos e fotos da intervenção foram exibidos durante a mostra das oficinas, realizadas na mesma noite na Praça do Santuário.

IMG_8676

IMG_8682

Ocupe a Praça

Na noite de sábado, 24, o Fórum também participou de um debate na 5ª edição do Ocupe a Praça, intervenção periódica realizada na Praça do Santuário por jovens ligados ao Cededica e ao Fórum Boca no Trombone, ambos de Pedra Azul. A partir do tema “Periferia é dentro de nós – a violência contra a juventude negra”, foram discutidas as desigualdades sociais entre brancos e negros e as altas taxas de mortalidades da juventude negra. Os/as participantes também relataram casos de preconceito e discriminação ligadas à raça e classe social.

Participaram da mesa Natália Santos, representante do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Vale do Jequitinhonha (Cededica – Vale); Thiago Perco, do Coletivo Boca no Trambone, de Pedra Azul; e Júlia Marinho e Bruno Vieira, do Fórum das Juventudes da Grande BH.

Veja mais fotos em nossa página do Facebook.

IMG_8731