Fórum inicia encontros formativos pelo fim da violência contra as juventudes

É com muita alegria que o Fórum das Juventudes da Grande BH anuncia um importante desdobramento de sua campanha Juventudes contra Violência. Começou nesta semana uma série de encontros formativos junto a escolas públicas e outros espaços socioculturais de Belo Horizonte e Região Metropolitana, entre organizações não-governamentais e políticas públicas de caráter municipal, estadual e federal. Durante a segunda quinzena de outubro e todo o mês de novembro, pelo menos dezoito espaços vão acolher as atividades propostas.

A partir de dinâmicas, proposições e discussões mediadas, as formações buscam sensibilizar os jovens para o fenômeno multicausal da violência, entendida como negação de direitos e um grave obstáculo ao desenvolvimento da população jovem brasileira. Os participantes dos encontros têm idade entre 12 e 18 anos e, em sua maioria, encontram-se em situação de vulnerabilidade social. “A intenção é ampliar o alcance da campanha e conhecer as percepções dos jovens participantes sobre o problema da violência, criando espaços de interação e aprendizado coletivo”, observa Áurea Carolina de Freitas, integrante do Fórum das Juventudes da Grande BH e uma das educadoras responsáveis pela concepção e mediação dos encontros. Além de integrantes do próprio Fórum, outros educadores foram especialmente convidados para mediarem a atividade.

Confira no mapa abaixo os encontros já confirmados. Para saber em quais espaços serão realizados, basta clicar no ícone correspondente.

 

A campanha

Juventudes contra Violência” é uma campanha de repúdio às violações dos direitos juvenis e de mobilização social pelo fim da violência contra a população jovem de Belo Horizonte e cidades da Região Metropolitana. Lançada em maio deste ano, a iniciativa foi construída de maneira colaborativa junto a diversos grupos, movimentos e entidades formadas por jovens ou que desenvolvem atividades com juventudes.

Desde o início de 2012, o enfrentamento à violência contra as juventudes é a principal bandeira de lutas do Fórum das Juventudes da Grande BH. Em novembro desse mesmo ano, o Fórum lançou a Agenda de Enfrentamento à Violência contra as Juventudes, documento que apresenta um diagnóstico sobre o fenômeno da violência contra as juventudes no contexto local e levanta prioridades para as políticas públicas. A Agenda serviu de base para a construção da campanha colaborativa e segue sendo a principal referência das outras atividades do Fórum.

Em 2013, o Fórum das Juventudes conta com a parceria do Instituto C&A, por meio do Programa Redes e Alianças.

Imagens da Campanha "Juventudes contra Violência"

Imagens da Campanha “Juventudes contra Violência”