Fórum discute relação entre saúde e políticas de juventude

Na manhã da última quarta-feira, 25 de julho, o Fórum das Juventudes participou do Curso de Inverno “Juventude e Vida Plena”, realizado pelo Instituto de Pastoral da Juventude em parceria com o Regional Leste 2 da CNBB, o Centro Marista de Juventude e o Colégio Marista Dom Silvério. Voltado a jovens participantes das arquidioceses do Regional Leste 2, dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o encontro ofereceu oficinas temáticas, debates e momentos para trocas de experiências entre os participantes. O evento buscou aproximar as discussões sobre saúde, tema da Campanha da Fraternidade neste ano, com a temática das juventudes, e contou com a presença de cerca de 130 jovens lideranças, entre 15 e 29 anos.

Laila Vieira, educadora e militante do Fórum das Juventudes, conduziu um debate sobre sistema de saúde e as políticas públicas de juventude. A educadora construiu um histórico geral da saúde no Brasil, desde o descobrimento até o período pós-Assembleia Constituinte, e abordou em detalhes a constituição do Sistema Único de Saúde (SUS) hoje. Laila também fez um panorama sobre a situação das políticas de juventude hoje no município, que, ou estão difusas em áreas como educação e saúde, ou têm origem em programas nacionais – a exemplo do Projovem, o qe fragiliza a garantia de direitos dos e das jovens belorizontinos. “Política pública tem que ser feita com participação social”, acrescentou.

Clique aqui para acessar a apresentação sobre a história da saúde no Brasil e, aqui, a situação das políticas públicas de juventudes em Belo Horizonte. Ambas estão em .ppt.

 

Atividades do Curso de Inverno 2012 do Instituto de Pastoral da Juventude, em Belo Horizonte