Fórum das Juventudes realiza encontro para elaboração de campanha colaborativa

Fórum das Juventudes realiza encontro para elaboração de campanha colaborativa

O Fórum das Juventudes realizou, na tarde do último sábado, 24 de novembro, o primeiro encontro para a formatação de uma campanha colaborativa de enfrentamento à violência contra as juventudes. A iniciativa dá prosseguimento à agenda de discussões do Fórum neste ano, focada no enfrentamento às várias formas de violência contra jovens na capital mineira. Clique aqui para ler o documento produzido pelo Fórum sobre o tema.

O encontro foi realizado na sede da Associação Imagem Comunitária (AIC), uma das organizações que compõem o Fórum das Juventudes, e contou com a presença de aproximadamente 40 pessoas – dentre representantes de grupos juvenis e de promoção dos direitos humanos, jovens de BH e região metropolitana e representantes de órgãos públicos.

Mãos na massa

Os trabalhos se dividiram em três momentos. Na abertura, os integrantes do Fórum Bruno Vieira e Sâmia Bechelane fizeram uma exposição da Agenda de Enfrentamento à Violência Contra as Juventudes e da proposta de trabalho para a construção da campanha. Clique aqui para acessar a apresentação utilizada, em formato .ppt.

Na sequência, o professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais, Carlos Mendonça, falou aos participantes sobre os aspectos básicos de uma campanha, tanto nos quesitos técnicos quanto no que se refere ao pano de fundo ideológico em que ela se insere.

No último momento, os participantes foram divididos em grupos e convidados a pensar, de forma lúdica, questões relacionadas à violência e ao seu enfrentamento. Nesse exercício de criação coletiva, eles puseram no papel palavras, desenhos e frases que retratavam suas experiências com o tema da violência.

O “brainstorm” coletivo servirá de base para a elaboração da identidade geral da campanha de enfrentamento à violência contra as juventudes, que deverá ser lançada no primeiro trimestre de 2013. Com a campanha, o Fórum espera dar visibilidade ao tema junto a juventudes, poder público e movimentos e coletivos que trabalhem diretamente com esse público.

 

Fotos: Luiza Guedes – Casa Fora do Eixo/MG.

Para ver a cobertura fotográfica completa, acesse o Flickr da galera do Fora do Eixo. Leia também a cobertura do evento no site da Casa Fora do Eixo em Minas.