O último domingo, 15 de novembro, foi de festa para a Ocupação Dandara, na região de Venda Nova! Durante parte da tarde e à noite, aconteceu na comunidade o Festival Família Dandara: o bonde nunca para, que reuniu crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos da ocupação e também de outras regiões para conhecer e prestigiar talentos da Dandara. O evento foi organizado por um núcleo de jovens moradores da comunidade e faz parte de um processo formativo realizado pelo Fórum das Juventudes junto a três coletivos juvenis da Grande BH. Além das/os jovens da Dandara, participaram da jornada o grupo de hip hop Mafiossos, de Santa Luzia, e o coletivo de poesia marginal Nosso Sarau, atuante em Sarzedo.
O “caldeirão” de atrações – como nomearam as/os organizadoras/os – teve início com um uma batalha de Passinho do Romano entre moradores da Dandara, da ocupação Vitória e do grupo Mafiossos. A poesia marginal também teve lugar garantido durante todo o evento, com declamações de poetas dos coletivos Mafiossos e Nosso Sarau. Um dos momentos mais emocionantes do evento aconteceu quando subiram ao palco os jovens da recém-criada “Família Dandara”. Leandro Batista, o Logan, disse: “esse é um momento muito importante para esse grupo, porque marca o início de outros projetos de vida pra nós”. Diógenes Luiz, o MC Dijin, falou sobre sua recente passagem pelo sistema prisional e sobre o quanto a organização daquele evento havia sido importante para ampliar perspectivas.
O funk consciente deu o tom no restante da noite. Subiram ao palco o MC Diego, do Nosso Sarau, de Sarzedo; e os DJs RD, Dijin e Junin, da Comunidade Dandara. Para o comando do som durante todo o dia, o grupo convidou o DJ CJ e a equipe Mix, que mandaram uma mistura de sertanejo, funk, rap, forró e tudo o que soasse bem aos ouvidos do grupo. Um verdadeiro caldeirão!
Processo formativo
O processo formativo realizado pelo Fórum junto aos coletivos Nosso Sarau e Mafiossos e a um núcleo juvenil da Comunidade Dandara envolve discussões sobre identidades, formas de ocupação da cidade, articulação de redes e estratégias para potencializar a ação coletiva dos grupos. Todos esses temas estão articulados ao enfrentamento à violência contra as juventudes, a partir dos conteúdos da plataforma política Juventudes contra Violência, lançada pelo Fórum em agosto de 2014.
Além de participarem de formações, os grupos prepararam uma vivência para os outros dois núcleos integrantes da jornada. Apelidados de rolezinhos, os encontros acontecem nos territórios em que vivem/atuam esses grupos e foram abertos à participação de outras pessoas. A primeira intervenção, AME, aconteceu em Santa Luzia no dia 31 de outubro, sábado. Em 7 de novembro, domingo, o coletivo Nosso Sarau promoveu o Rolezinho Cultural, em Sarzedo, na Grande BH.
Núcleo Juvenil da Ocupação Dandara
O grupo é formado por jovens moradoras/es de uma das maiores ocupações urbanas de Minas Gerais, que conta com cerca de 1000 famílias organizadas na luta pelo direito à moradia. Trazendo em seu nome uma homenagem à guerreira negra do período colonial brasileiro e companheira de Zumbi dos Palmares, a Ocupação Dandara existe há mais de seis anos e está localizada no bairro Céu Azul, na regional Venda Nova de Belo Horizonte. Os/as jovens estão envolvidos com atividades ligadas ao lazer e à sociabilidade no território, incluindo o futebol, o funk e o hip hop, e também participam de ações de mobilização associadas à luta por moradia e outros direitos sociais.
One response
[…] http://forumdasjuventudes.org.br/festival-familia-dandara-caldeirao-agitou-a-comunidade/ […]