Convite para Reunião Ampliada do Fórum das Juventudes

O Fórum das Juventudes da Grande BH convida você para participar da nossa Reunião Ampliada. Neste sábado, dia 5 de maio, faremos um encontro aberto com grupos, movimentos, coletivos e entidades que estejam interessados em discutir o enfrentamento aos diversos tipos de violência contra as juventudes, seja no campo físico (como na alta mortalidade de jovens nos centros urbanos), seja no campo simbólico (a dificuldade de mobilidade urbana, questões relacionadas a raça/etnia e homossexualidade, dentre outros). As diversas formas de violência e violação aos Direitos Humanos é a pauta do Fórum neste ano.

A reunião será no Centro Cultural UFMG – Av. Santos Dumont, 174, Centro, Belo Horizonte (próximo à Praça da Estação). O encontro deste sábado propõe uma discussão sobre as questões acima relacionadas. Os trabalhos serão conduzidos de 9 da manhã até uma da tarde, e serão divididos em três partes:

1ª parte: Apresentação do Fórum das Juventudes e discussão sobre a temática

A proposta é apresentar brevemente a história do Fórum, destacando os principais acontecimentos desde 2004. Cabem aí: sua rearticulação em setembro/2011, para a Conferência de Juventude; a mobilização em torno do Centro de Referência da Juventude; e, por fim, a realização do A Juventude oKupa a Cidade: Qual é o seu grito?, realizado no dia 13 de abril último. Após a exibição de dois vídeos sobre esse histórico, será feita uma breve explanação acerca do enfrentamento às formas de violência contras as juventudes, contextualizando as realidades de violência no âmbito de BH e Região Metropolitana, bem como explicando o processo que levou com que o Fórum elegesse esse tema como sua agenda de atividades.

2ª parte: Organização em grupos temáticos

Após o primeiro momento de conversas e apresentações, nesta hora haverá a divisão em grupos de trabalho (GTs) para discutir ações relativas à questão do enfrentamento. Serão cinco GTs, com os seguintes temas:

•          Incidência política
•         Organização
•         Formação
•         Articulação
•         Comunicação e mobilização

3ª parte: Retorno à roda e finalização dos trabalhos

Este último momento será dedicado à discussão das estratégias traçadas nos grupos de trabalho, com o espaço para o debate sobre tais ações, avaliação do encontro e encaminhamentos finais.