COMUNICADO

O Fórum das Juventudes da Grande BH condena energicamente a ação violenta da Polícia Militar de Minas Gerais durante a manifestação ocorrida no dia 26 de junho de 2013, na Av. Antônio Carlos com Abrahão Caram, deixando como resultado um grande número de presos e feridos, e a trágica morte do jovem trabalhador Douglas Henrique de Oliveira Souza, de 21 anos, que caiu de uma altura de aproximadamente seis metros enquanto participava do protesto.

Apesar do caráter pacífico da manifestação que reuniu mais de 100 mil pessoas nesta quarta-feira, a Polícia Militar coordenou uma operação desproporcional contra as organizações sociais, coletivos e indivíduos presentes.

Esta é uma clara demonstração da realidade vivida todos os dias nas periferias das grandes cidades do Brasil, incluindo Belo Horizonte, onde também se evidencia o genocídio da juventude negra e pobre, sob o pretexto de combater a delinquência e a criminalidade.

Como espaço de defesa dos direitos das juventudes, entendemos que a dolorosa perda do jovem Douglas só será tratada com a devida justiça, quando se amplie com toda a sociedade, principal e fundamentalmente com as comunidades pobres das grandes cidades brasileiras, o papel da polícia e a necessidade de construir novos paradigmas de segurança e direitos humanos.

Fórum das Juventudes da Grande BH