Chamado para rodas de conversa: que tal influenciar diretamente as eleições deste ano?

rodas de conversa

Que tal influenciar diretamente as eleições deste ano?

Quem nos acompanha de perto sabe que, desde 2013, nossa principal ação é a campanha Juventudes contra Violência. Essa iniciativa busca ampliar o debate público e criar estratégias para superação de violações dos direitos da juventude. Sabemos que o genocídio da juventude negra e pobre, a cultura do estupro, a homofobia, o machismo, o racismo e a falta de políticas públicas para a população de 15 a 29 anos são algumas das principais facetas dessas violências.

Em 2014, o foco da campanha é pautar a luta pelo fim da violência contra as juventudes no processo eleitoral. A intenção é incidir sobre os programas de candidatos e candidatas às assembleias legislativas, à Câmara dos Deputados, ao Senado e aos governos estaduais e federal. Para isso, realizaremos uma oficina em Belo Horizonte, entre os dias 16 e 18 de maio, com o objetivo de construir uma plataforma política, em articulação nacional com ativistas da sociedade civil comprometidas/os com a causa.

Como preparação para esse encontro, convidamos jovens, grupos, movimentos e redes juvenis para colaborarem com ideias sobre como podemos pautar essa temática nas eleições. Sugerimos que sejam realizadas rodas de conversa para identificar questões e prioridades, partindo de olhares e trajetórias dos/as próprios/as jovens. Quanto mais gente envolvida, mais rica e diversa será essa plataforma!

Para facilitar esse processo, bolamos um roteiro de perguntas que podem orientar as conversas. Se você tem interesse em promover uma roda de conversa com jovens, escreva para forumdasjuventudes@gmail.com! Entraremos em contato para enviar o roteiro e esclarecer possíveis dúvidas.

Propomos que os grupos compartilhem conosco breves relatos sobre essas conversas até o dia 4 de maio, domingo. O material será utilizado como referência para o conteúdo e a metodologia da oficina de construção da plataforma política.

Contamos com o apoio da geral!