Basta de violência contra as juventudes!

Basta de violência contra as juventudes!

Com indignação e, ao mesmo tempo, esperanços@s de que é possível virar o jogo, lançamos hoje nossa Agenda de Enfrentamento à Violência contra as Juventudes. O documento traz um diagnóstico sobre esse fenômeno em Belo Horizonte e aponta algumas prioridades para seu enfrentamento. Nossa intenção é evidenciar o problema e colocá-lo em pauta no debate público, envolvendo governos, universidades e sociedade civil. Mais do que denunciar as diversas formas de violência contra jovens na capital mineira, reivindicamos políticas públicas que possam reverter esse quadro.

Na Agenda, dados e informações sinalizam a gravidade desse problema em Belo Horizonte e cidades da Grande BH. Para nós, o fenômeno da violência vai muito além dos danos físicos: envolve quaisquer violações de direitos contra os jovens da capital mineira. Mortalidade da juventude negra, incoerências no sistema socioeducativo e homofobia são apenas alguns dos temas tratados em nossa Agenda.

Leia, compartilhe! Ajude a levar o debate pra outros espaços! Acesse o documento no final deste texto. Caso queira baixar a Agenda, clique aqui.

Mobilização

O enfrentamento à violência contra as juventudes na capital é nossa bandeira desde o início de 2012 e, desde então, estamos mobilizad@s para sensibilizar as pessoas e construir estratégias de enfrentamento ao problema, pautando a sociedade civil e o poder público. Em breve, uma campanha colaborativa sobre o tema ganhará as ruas.