Balanço das adesões de candidatxs à plataforma política Juventudes contra Violência

plataforma

O último domingo, 5 de outubro, marcou o encerramento da primeira etapa das eleições no país. Mas, como política não começa e nem termina com o voto, o compromisso político do Fórum das Juventudes segue firme!

Nosso principal instrumento de incidência durante o processo eleitoral foi a plataforma política Juventudes contra Violência, que estabelece 10 pautas prioritárias para que sociedade civil e governos possam se comprometer com o enfrentamento às violações de direitos contra a população jovem. A iniciativa está disponível para a adesão de ativistas e grupos da sociedade civil e, noperíodo das eleições, também esteve aberta a candidatxs de qualquer partido político ou coligação – desde que eles e elas publicizassem esse comprometimento em mídias de campanha.

Entre o dia 12 de agosto, quando lançamos a plataforma, até o dia 3 deoutubro, 22 candidaturas de diferentes cantos do país manifestaram seu comprometimento integral com as pautas defendidas em nossa plataforma. Dessas,11 concorriam a uma vaga de deputado/a estadual e 9 a uma vaga de deputado/a federal. Também contamos com a adesão de um candidato a governador e um candidato a presidente. A lista completa pode ser acessada aqui.

Além disso, fizemos contato com candidatxs à presidência e com várias outras candidaturas – ao executivo estadual e ao legislativo – a fim de apresentar nossas pautas e conseguir novas adesões. Entre os retornos obtidos, incluem-se os das candidaturas de Dilma Rousseff (PT), a quem apresentamos a Plataforma publicamente (http://migre.me/mbZl9); e de Marina Silva (PSB), cuja equipe de campanha nos informou ter tomado ciência de nossas propostas.

Dos 22 candidatxs que aderiram à plataforma, cinco se elegeram! Veja:

Deputados Estaduais

> Dr. Jean Freire (PT-MG, coligação Minas para Todos)

> Rogério Correia (PT-MG, coligação Minas para Todos)

Deputadxs Federais

> Jô Moraes (PCdoB-MG, coligação Minas pra Você)

> Margarida Salomão (PT-MG, coligação Minas pra Você)

> Patrus Ananias (PT-MG, coligação Minas pra Você)

Como a gente não se esquece de compromisso assumido com as juventudes,vamos acompanhar de perto cada um desses mandatos e verificar se todxs os eleitxs estão cumprindo com sua palavra! Nos próximos meses, também iremos apresentar nossa plataforma política a outrxs políticxs.

Não custa lembrar: em todas essas articulações, nosso compromisso fundamental é com a defesa e a promoção dos direitos da juventude, com vistas ao desenvolvimento integral dxs jovens brasileirxs.