Adolescentes de centros de internação socioeducativos discutem gênero e machismo a partir do cinema

???????????????????????????????

Na semana passada, foi realizada a segunda sessão descentralizada da Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul em dois centros de internação socioeducativos masculinos de BH e Região Metropolitana. Desta vez, o filme exibido foi “Sophia”, curta-metragem de intensa poesia visual e sonora que aborda a relação cotidiana entre uma menina surda e sua mãe. As sessões foram realizadas no centro Santa Clara, no bairro Capitão Eduardo, região Nordeste de Belo Horizonte, na quarta-feira (4/3); e no centro Justinópolis, em Ribeirão das Neves, na sexta-feira (6/3). A realização da Mostra nessas instituições é uma iniciativa do Círculo do Socioeducativo das Brigadas Populares, em parceria com o Fórum das Juventudes da Grande BH.

Com o objetivo de sensibilizar os adolescentes para as experiências sensoriais do filme, os educadores pediram que eles circulassem pela sala com olhos vendados. No centro Santa Clara, alguns relataram que “viver no escuro” lhes causa insegurança e medo. Também foram distribuídas mexericas aos participantes, destacando-se o cheiro da fruta e as possibilidades de saborear seus gomos. Durante a roda de conversa realizada após a exibição do curta, os jovens chamaram a atenção para questões familiares tratadas no filme, compartilhando também suas vivências nesse sentido. Na atividade de encerramento, foram discutidas questões de gênero – incluindo o machismo – a partir de sons apresentados pela equipe, como a narração de um jogo de futebol e atividades domésticas realizadas na cozinha. Além dos adolescentes, também participaram da Mostra técnicos/as do centro e integrantes do Círculo, do Fórum e educadores/as convidados.

???????????????????????????????

Mais uma sessão está agendada para esta semana, com a exibição do filme Pelas Janelas, de Carol Perdigão, Guilherme Farkas, Sofia Maldonado e Will Domingos. As exibições são acompanhadas de oficinas de produção midiática junto aos adolescentes, em diálogo com os temas apresentados pelos filmes. Ao final do processo, será realizado um encontro de confraternização entre adolescentes dos dois centros, com o objetivo de compartilhar experiências e apresentar os materiais produzidos durante as oficinas. A sessão inaugural aconteceu na semana anterior a esta, com a exibição do filme A vizinhança do Tigre (2014), de Affonso Uchoa.

???????????????????????????????

Projeto Democratizando

“Sophia” é um dos seis filmes que integram o kit do Projeto Democratizando, elaborado pela produção da 9ª Mostra Cinemas e Direitos Humanos no Hemisfério Sul, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Por meio desse edital, espaços comunitários em todo o país se inscreveram para receber o kit, que busca suscitar o debate sobre os Direitos Humanos em locais diferentes do circuito oficial de exibição da Mostra. A proposta do Círculo do Socioeducativo e do Fórum foi uma das contempladas pelo Projeto, que abriga mais de 970 pontos de exibição em todo o país entre os meses de janeiro e março.

Veja mais fotos em nosso álbum do Facebook.

???????????????????????????????