​Fórum​ apresenta pesquisa sobre atendimento a jovens que fazem uso abusivo de drogas

​Fórum​ apresenta pesquisa sobre atendimento a jovens que fazem uso abusivo de drogas

O Fórum das Juventudes vai promover, na próxima segunda-feira, 3 de agosto, um encontro formativo ampliado para apresentação da pesquisa “Monitoramento de políticas públicas para o atendimento a adolescentes e jovens em situação de uso e abuso de álcool e outras drogas em Belo Horizonte”. O evento começará às 18h30, na Casa do Jornalista – Av. Álvares Cabral, 400, Centro. A entrada é livre, sujeita apenas à lotação do espaço.

Desenvolvida entre os meses de fevereiro e julho deste ano, a pesquisa buscou mapear as principais políticas, equipamentos e serviços de saúde oferecidos a adolescentes e jovens que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas na capital mineira. Além de mapeados, esses serviços também foram descritos e analisados segundo sua relação com o público jovem e com outras políticas de âmbito estadual e nacional. Para a execução do trabalho, o Fórum realizou um amplo levantamento bibliográfico, incluindo consultas a sites, legislações e outros documentos de referência na área. Também foram entrevistados/as gestores e técnicos​/as​ ligados/as a essas políticas no município e ativistas  que atuam no campo das drogas, saúde mental e direitos humanos.

Durante o encontro, também será lançado um infográfico interativo que apresenta de forma sucinta os principais serviços voltados ao atendimento de jovens usuários abusivos de drogas, com destaque para os fluxos de encaminhamento entre eles.

Parceria
A pesquisa é fruto de uma parceria entre o Fórum das Juventudes da Grande BH e a ONG Cipó – Comunicação Interativa, de Salvador/BA, para participar do projeto “Juventude, Comunicação e Políticas de Saúde: Incidência e Prevenção contra a Violência e o Abuso de Drogas”, com o apoio do Ministério da Saúde. Além do Fórum das Juventudes, outras três organizações e coletivos juvenis de Recife, Salvador e Curitiba realizaram a pesquisa em seus respectivos territórios de atuação.

Plataforma política
A interface entre drogas e juventude é um tema de especial atenção para o Fórum. Para conhecer nosso posicionamento sobre o assunto, acesse o texto Novo Modelo de Política sobre Drogas, um dos eixos programáticos de nossa plataforma política Juventudes contra Violência. A iniciativa estabelece 10 pautas prioritárias para que governos e sociedade civil se comprometam com o enfrentamento à violência contra as juventudes.

?????????????????????????????????????????????