Vem aí o Festival Família Dandara: o bonde nunca para!

No próximo domingo, 15 de novembro, vai rolar na ocupação Dandara um dos eventos mais legais do ano na quebrada: é o Festival Família Dandara – o bonde nunca para! Na programação, DJs de funk da comunidade e convidados, poesia marginal, breakdancing, batalha de passinho, comes e bebes deliciosos, fotos e vídeos, artesanato variado e a acolhida generosa da galera. O evento será a partir das 15h, na entrada principal da comunidade Dandara. Clique para confirmar presença em evento do Facebook.

O Festival é organizado pela Família Dandara, grupo de jovens moradoras/es da ocupação, e faz parte de um processo formativo realizado pelo Fórum das Juventudes junto a três coletivos juvenis da Grande BH. “O Festival vai ser pra galera que gosta de funk, de hip hop, de sertanejo… Vai ser o ‘caldeirão’, pra todo mundo!”, afirma Leandro Batista, integrante do Família Dandara. Ricardo Augusto, o MC RD, que também é morador da Dandara, convida: “enfrentamos preconceito, já que chegamos e ocupamos e muita gente não nos quer lá. Vamos mostrar que temos cultura e convivência democrática”.

Ao lado da Família Dandara, participam da jornada formativa o grupo de breakdance Mafiossos, atuante em Santa Luzia, na Grande BH; e o Nosso Sarau, coletivo de poesia marginal e arte urbana de Sarzedo, também na Região Metropolitana. As discussões envolvem identidades, formas de ocupação da cidade, articulação de redes e estratégias para potencializar a ação coletiva dos grupos. Todos esses temas estão articulados ao enfrentamento à violência contra as juventudes, a partir dos conteúdos da plataforma política Juventudes contra Violência, lançada pelo Fórum em agosto de 2014.

Além de participarem de formações, os grupos estão preparando uma vivência para os outros dois núcleos integrantes da jornada. Apelidados de rolezinhos, os encontros acontecem nos territórios em que vivem/atuam esses grupos e são abertos à participação de outras pessoas. A primeira intervenção, AME, aconteceu em Santa Luzia no dia 31 de outubro, sábado. Em 7 de novembro, domingo, o coletivo Nosso Sarau promoveu o Rolezinho Cultural, em Sarzedo, na Grande BH.

Núcleo Juvenil da Ocupação Dandara

O grupo é formado por jovens moradoras/es de uma das maiores ocupações urbanas de Minas Gerais, que conta com cerca de 1000 famílias organizadas na luta pelo direito à moradia. Trazendo em seu nome uma homenagem à guerreira negra do período colonial brasileiro e companheira de Zumbi dos Palmares, a Ocupação Dandara existe há mais de seis anos e está localizada no bairro Céu Azul, na regional Venda Nova de Belo Horizonte. Os/as jovens estão envolvidos com atividades ligadas ao lazer e à sociabilidade no território, incluindo o futebol, o funk e o hip hop, e também participam de ações de mobilização associadas à luta por moradia e outros direitos sociais.

festival família dandara