Tá chegando o 6º A juventude okupa a cidade: onde a quebrada se junta!

#OkupaSantaLuzia

Memória, identidade e lugar são as palavras-chave do 6º A Juventude oKupa a Cidade, que vai rolar no próximo dia 9 de maio, a partir das 16h, em Santa Luzia! Em sua sexta edição, esse tradicional encontro de juventudes da Grande BH deixa a região central da capital mineira para okupar a Praça da Savassi, na região do Palmital, em Santa Luzia. A realização é do Fórum das Juventudes da Grande BH, em parceria com o Instituto de Promoção e Desenvolvimento Social Tucum.

Com o tema A juventude okupa a cidade: onde a quebrada se junta!, o evento propõe reflexões sobre a invisibilidade e a exclusão social de grupos e comunidades periféricas, especialmente a população jovem. Além disso, vai destacar como diversos grupos juvenis têm resistido a esse processo por meio da arte, da cultura e da política, contribuindo para a sobrevivência da memória e das histórias do território onde atuam!

No dia do evento, diversos grupos juvenis de Santa Luzia e da Grande BH vão okupar a Praça da Savassi com dança, rap, poesia, percussão e intervenções circenses! O OKupa também vai contar com capoeira, teatro, videocabine e muito grafite! A programação completa será divulgada em breve; fique atento/a!

Clique aqui e confira como chegar em Santa Luzia de ônibus ou carro a partir do centro de Belo Horizonte.

A juventude oKupa a cidade

A primeira edição do oKupa foi realizada em abril de 2011, no Centro Cultural UFMG. O evento surgiu com a proposta de acolher a discussão de temas ligados aos direitos juvenis e dar visibilidade a diferentes manifestações artístico-culturais da juventude, que legitimam e fazem valer seu direito à cidade. O segundo oKupa aconteceu em junho do mesmo ano, no Conservatório UFMG, com o tema “Que segurança queremos?”. Ambas as edições foram organizadas pelo Observatório da Juventude da UFMG.

Em 2012, o Fórum das Juventudes da Grande BH assumiu a produção do oKupa e realizou a terceira edição do evento no Centro Cultural UFMG, com o tema “Qual é seu grito?”, discutindo diferentes formas de violência contra as juventudes. Já a quarta edição aconteceu em maio de 2013, quando foi lançada a campanha Juventudes contra Violência. Em 2014, a quinta edição foi realizada sob o tema “Fazendo política além dos limites”, que acolheu diferentes formas de ocupação e participação social no espaço urbano. As duas últimas edições aconteceram no CentoeQuatro, na região central de Belo Horizonte.

flyer_eletronico