Rolezinho Cultural vai ocupar Sarzedo no próximo domingo!

Uma mistura efervescente de dança, música, vídeo, esporte e poesia marginal vai ocupar a cidade de Sarzedo neste domingo, 8 de novembro! É o Rolezinho Cultural, promovido pelo coletivo Nosso Sarau! Vai ser a partir das 14h, na Escola Estadual José Pereira dos Santos. A entrada é livre! Clique aqui para saber como chegar.

A atividade vai contar também com uma mostra de valorização da cultura negra, marcando o início das comemorações do mês da consciência negra. “Queremos reverter alguns preconceitos que rolam com a poesia marginal, com o funk e com a cultura hip hop”, conta o MC Diego, que faz parte do Nosso Sarau e está diretamente envolvido com a organização do Rolezinho. O poeta Bim Oyoko, que também integra o coletivo desde a sua criação, acrescenta: “queremos melhorar a relação da comunidade com as escolas da cidade, para que todos se envolvam”.

Rolezinho Cultural

O Rolezinho Cultural faz parte de um processo formativo realizado pelo Fórum das Juventudes junto a três coletivos juvenis da Grande BH: além do coletivo Nosso Sarau, participam dessa jornada um núcleo de jovens da Ocupação Dandara, na capital mineira, e o grupo Mafiossos, atuante em Santa Luzia, na Grande BH. As discussões envolvem identidades, formas de ocupação da cidade, articulação de redes e estratégias para potencializar a ação coletiva dos grupos. Todos esses temas estão articulados ao enfrentamento à violência contra as juventudes, a partir dos conteúdos da plataforma política Juventudes contra Violência, lançada pelo Fórum em agosto de 2014.

Além de participarem de formações, os grupos estão preparando uma vivência para os outros dois núcleos integrantes da jornada. Apelidados de rolezinhos, os encontros acontecem nos territórios em que vivem/atuam esses grupos e são abertos à participação de outras pessoas. A primeira intervenção, AME, aconteceu em Santa Luzia no último sábado, 31/10. Já o Festival Família Dandara está programado para o dia 15 de novembro, na Ocupação Dandara.

Nosso Sarau

O grupo atua há mais de um ano nas ruas de Sarzedo, município da Grande BH, com a proposta de reunir jovens artistas locais por meio da declamação de textos, de performances artísticas e da vivência em skate, slackline e outras formas de ocupação do espaço público. Ao final dos encontros, o Sarau também promove sorteios e empréstimos de livros, a fim de incentivar o hábito da leitura junto aos/às participantes. A troca de ideias é outro ponto forte do grupo, que tem estimulado as juventudes participantes a debaterem sobre temas que afetam diretamente suas vidas, inclusive em espaços formais de participação, como conferências, conselhos de juventude e audiências públicas na Câmara Municipal. A Praça da Estação e a pista de skate da cidade são os principais pontos de encontro do grupo, que também frequenta espaços de cultura, lazer e sociabilidade em outras cidades da Região Metropolitana.

rolezinho nosso sarau